terça-feira, 21 de junho de 2011

Netbook ? Notebook ? As diferenças

Em 2007 no lançamentodo Eee PC, o mercado era bem segmentado: de um lado os netbooks e os seu monitores de 7 polegadas de baixa resolução, seus 4GB de armazenamento e o seu Celeron de poucos GHz. De outro lado nós tínhamos os notebooks, com120GB de disco rígido, monitores de 15 polegadas e um Core 2 Duo próximo dos 2GHz.
Atualmente, tanto em termos de preço quanto em termos de performance, os netbooks alcançaram os PCs portáteis: 160 GB de disco rígido, um Atom de 1,6GHz e um monitor de 10 polegadas viraram a norma. E o fosso entre netbboks e notbooks tende a desaparecer, segundo os analistas, de netbook eles terão apenas o nome. A maioria destas máquinas é tão eficiente (com menos prestígio) quanto os ultraportáteis (ultra) high end de dois anos atrás, que valiam sete ou oito vezes o preço de um netbook atual.
O problema é que o conceito original dos netbooks, o de ser uma máquina auxiliar, pouco potente, mas móvel e autônoma, gradualmente desaparecerá com a corrida pela potência, o que é prejudicial. Com o tempo, segundo os analistas, os dois mercados se fundirão e em parte isto já está acontecendo: os portáteis de entrada de linha e os netbooks high end se equivalem em termos de preço e o segundo algumas vezes chega a custar mais caro que o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário